• Utilize preferencialmente o nossos sistema de

    MARCAÇÕES ONLINE

    Disponibilidade em tempo real dos horários disponiveis.

    Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. -  91 87 17 800

    Envie-nos um email a solicitar o exame ou se preferir utilizar papel
    poderá descarregar abaixo em formato PDF
    REQUISIÇÃO ESP. ECOVET
    • Ecografia Abdominal
    • Ecografia de Partes Moles
    • Ecografia Torácica não Cardíaca
    • Ecografia Cervical
    • Diagnósticos de Gestação
    • Ecocardiografia
    • Punções Aspirativas Ecoguiadas
    • Drenagens Ecoguiadas
      • Jejum de sólidos de 6 horas   
      • Bexiga moderadamente distendida
      • Tosquia da zona (a realizar no Espaço)
      • Requisição de exame preenchida pelo seu Médico Veterinário
    Envie-nos um email a solicitar o exame ou se preferir utilizar papel
    poderá descarregar abaixo em formato PDF
    REQUISIÇÃO ESP. ECOVET
    no

ECOGRAFIA ABDOMINAL

adrenal porta hepatis pâncreas 

Na ecografia abdominal é realizada uma avaliação estrutural dos órgãos abdominais, nomeadamente fígado, baço, pâncreas, rins, glândulas adrenais, bexiga, trato gastro-intestinal e linfonodos da cavidade abdominal. É também avaliado o aparelho reproductor masculino (próstata e testículos) e feminino (útero e ovários).

ECOGRAFIA CERVICAL

 tiroide esq  massa tiroide 2  sialocelo

Na ecografia cervical é realizada uma avaliação estrutural dos linfonodos, glândulas salivares e glândula tiroide, estruturas vasculares e tecidos envolventes desta mesma zona. Não é possível uma avaliação sistemática da traqueia, devido à interposição do ar no seu lúmen, nem do esófago, em virtude da justaposição com a traqueia. 

ECOGRAFIA DE PARTE MOLES

 Ce sc pragana águlha ce

Na ecografia de partes moles é realizada uma avaliação ecográfica de um nódulo ou tumefacção em qualquer parte do corpo. Permite identificar se uma lesão tem uma componente sólida (tecidular) ou líquida, se é mais ou menos vascularizada e se existe invasão dos tecidos adjacentes.
É particularmente útil na pesquisa de corpos estranhos, tais como praganas, permitindo a sua localização e assisitindo na sua remoção.

ECOGRAFIA TORÁCICA NÃO CARDÍACA

 Imagem6 Imagem5 Imagem4

A ecografia torácica não cardíaca é um exame pouco utilizado, no entanto revela-se extremamente útil principalmente em situações de derrame pleural, nas quais o exame radiográfico é limitado. Permite avaliar a superficie pleural, os contornos dos lobos pulmonares, a presença de consolidação pulmonar, as estruturas mediastínicas, nomeadamente vasos ou linfonodos e a presença de massas. Também é possivel dirigir ecograficamente drenagens e colheitas de líquido de derrame para estudo laboratorial. 
Mesmo na ausência de derrame pleural, é possível realizar PAF's  ecoguiadas (Punção de Agulha Fina), de nódulos ou massas pulmonares desde que se apresentem superficiais ou próximos da pleura (<0,5 cm).

ECOGRAFIA OCULAR

 deslc retina  desl lente catar olho3 

A ecografia ocular é um exame pouco invasivo e permite avaliar a estrutura do olho, particularmente na impossibilidade de avaliação oftalmológica do fundo do olho. Permite avaliar deslocações da lente, presença de cataratas maduras, observação de massas/quistos a nível do corpo ciliar, descolamentos de retina, bem como o estudo de massas retrobulbares e inclusivé PAF das mesmas. 

ECOCARDIOGRAFIA

 card dilatada  derr pericaridico crd hipertrofica 1

Na ecocardiografia, utilizando modo 2D, modo M e Doppler (PW e CW) é feita uma avaliação morfológico-funcional do coração, permitindo um diagóstico de doenças congénitas ou adquiridas. É particularmente útil no seguimento de doentes cardíacos, visto poder aferir a eficácia terapêutica e a necessidade de reajuste de doses de medicação ou mesmo introdução de novos fármacos.  
O exame ecocardiográfico deve ser sempre parte integrante de uma avaliação cardíaca, que normalmente incluí consulta médica, exame radiográfico, ECG e pressão arterial. 

DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO

 gestaçao 1 gestaçao 2 gestaçao 3

A ecografia de diagnósto de gestação poderá realizar-se a partir do 15º dia após a última cobrição, no entanto, o seu diagnóstico definitivo deverá ser realizado depois do 21ª dia na gata e 25ª dia na cadela. A ecografia permite não só diagnosticar uma gestação, como também avaliar as características de viabilidade dos embriões/fetos e das estruturas uterinas.
É possível estadiar o tempo aproximado de gestação, com base na presença de estruturas/órgãos fetais .

PUNÇÃO E DRENAGENS ECOGUIADAS

 paf2 paf3 pielocentese

Nas PAF's e drenagens ecoguiadas é normalmente necessária uma tranquilização ligeira do animal, excepto nos casos das centeses (colheitas de líquido), tendencialmente muito pouco dolorosas e bem toleradas pelos animais.
A PAF é feita com agulhas finas de 21 a 25 gauges.
A ecografia permite direccionar a agulha a massas, nódulos ou locas de líquido, de modo a obter uma amostra mais representativa das lesões. Com o modo doppler é possível, inclusivé, evitar as zonas vascularizadas e consequente contaminação com sangue, resultando em amostras mais diagnósticas.
Em qualquer punção de massas tecidulares está indicado a realização de um hemograma prévio, para despistar a presença de trombocitopénia (plaquetas baixas), sendo que nestas circunstâncias poderá haver um risco de hemorragia. Nos casos de insuficiência hepática ou suspeita de coagulopatia está também indicado a realização de provas de coagulação.
Estes exames são completares aos exames realziados pela Equipa do Espaço Ecovet. Não realizamos PAF's, Drenagens e Centeses em animais que não tenham, um exame prévio feito pela equipa do Espaço Ecovet.

BIÓPSIA ECOGUIADA

As biópsias são feitas com agulhas especiais "true-cut" semi-automáticas de 14 a 18 gauges e permitem colher amostras de tecidos para exames histológicos e bacteriológicos. A ecografia permite dirigir a colheita a zonas específicas onde se suspeita de patologia. As biópsias ecoguiadas têm que ser realizadas sobre anestesia e demoram cerca de 20 minutos. É imprescindível realizar provas de coagulação e hemograma para avaliar o risco de hemorragia.
As biópsias devem ser feitas em ambiente hospitalar, de modo a monotorizar o estado do animal após o procedimento, sendo recomendado o controle imediato do hematócrito pós-biópsia e 6-8h depois antes da alta.

Caso não encontre o exame ecográfico pretendido, não hesite em This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. para esclarecimentos adicionais.