• Utilize preferencialmente o nossos sistema de

    MARCAÇÕES ONLINE

    Disponibilidade em tempo real dos horários disponiveis.

    Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. -  91 87 17 800

    Envie-nos um email a solicitar o exame ou se preferir utilizar papel
    poderá descarregar abaixo em formato PDF
    REQUISIÇÃO ESP. ECOVET
    • Ecografia Abdominal
    • Ecografia de Partes Moles
    • Ecografia Torácica não Cardíaca
    • Ecografia Cervical
    • Diagnósticos de Gestação
    • Ecocardiografia
    • Punções Aspirativas Ecoguiadas
    • Drenagens Ecoguiadas
      • Jejum de sólidos de 6 horas   
      • Bexiga moderadamente distendida
      • Tosquia da zona (a realizar no Espaço)
      • Requisição de exame preenchida pelo seu Médico Veterinário
    Envie-nos um email a solicitar o exame ou se preferir utilizar papel
    poderá descarregar abaixo em formato PDF
    REQUISIÇÃO ESP. ECOVET
    no

FAQS

O QUE É A ECOGRAFIA?

A Ecografia é uma ferramenta de diagnóstico não invasiva, utilizada para avaliação de alterações dos órgãos internos dos animais. Ondas de ultra-sons são emitidas pela sonda e atravessam os órgãos e tecidos do animal, são posteriormente reflectidas pelos tecidos e regressam à sonda que as transmite ao ecógrafo. O ecógrafo converte as onda refletidas, em tempo real, em imagens bidimensionais representadas num écran numa escala de cinzentos. É também possível por meio de técnicas complementares, como o "Doppler", avaliar o fluxo sanguíneo de artérias e veias, dentro de órgãos e de tecidos normais e alterados. Em adição, a ecografia pode guiar a colheita de líquidos corporais (centeses), células (aspirados) e amostras de tecidos alterados (biópsias), para posterior análise citológica ou histológica.

Ao contrário dos raios-x, os ultra-sons e o exame ecográfico não são nocivos nem para o animal nem para as pessoas presentes no espaço do exame.

PORQUE TENHO QUE TOSQUIAR O MEU ANIMAL?

O contacto da sonda directamente com a pele do animal é fundamental para uma correcta transmissão dos ultra-sons. O pêlo e o ar prejudica o contacto e, consequentemente, a aquisição e qualidade da imagem. 

Uma semana após a tosquia, o pêlo começa a crescer, dependendo da fase do ciclo de crescimento em que se encontra. Habitualmente, após 4 semanas já existe uma cobertura de pêlo considerável.

PORQUE É QUE SE DEVE FAZER UM JEJUM DE SÓLIDOS PRÉVIO AO EXAME?

A presença de alimentos e gás no estômago aumenta substancialmente a presença de artefactos de imagem que poderão impedir uma avaliação sistemática quer do tracto gastro-intestinal, quer de determinados órgãos adjacentes, nomeadamente pâncreas, zona porta-hepatis e glândula adrenal direita. Desta forma, o jejum maximiza a qualidade diagnostica da ecografia.

PORQUE É QUE NA ECOGRAFIA DE DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO NÃO E POSSÍVEL DETERMINAR O NÚMERO DE FETOS?

A ecografia, como técnica bidimensional que é, não permite numa única imagem ver todos os fetos ao mesmo tempo. É possível que nos vários planos utilizados ao fazer o exame haja sobreposição e se conte o mesmo feto duas vezes. Em ninhadas mais pequenas até 3 animais normalmente é possível identificar correctamente o número de fetos, mas em ninhadas maiores estará sempre indicado, quando possível a realização de um exame radiográfico a partir dos 45 dias de gestação. 

Caso tenha alguma dúvida não hesite em contatar-nos.